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sábado, 31 de outubro de 2009

Cerâmica Minóica - Pithoi

Pithoi (o plural de pithon) são grandes jarros de armazenagem de víveres, feitos de cerâmica.
Estes aqui, encontrados no Palácio de Cnossos (Creta), são do período Neopalaciano (1.700 - 1.450 a. C)


Os Pithoi acima têm entre 1,5m e 2m de altura.
Com sua decoração geométrica em relevo, possuem uma série de alças no seu corpo.


Local: Sítio Arqueológico do Palácio de Cnossos - Ilha de Creta
Fotos: Luciana Chagas
Posted by Picasa

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Maiólica mourisca de Valência

Duas Ânforas - Maiólica
Final do século 17, início do século 18
Manises (Valencia)
Bacia - Maiólica
Início do século 16
Manises (Valencia)
Tigelas - Maiólica
Final do século 17, início do século 18
Manises (Valencia)
Versatoio - Maiólica
Início do século 17
Muel (Saragoza)

Estas cerâmicas pertencem ao acervo do Castelo Sforzesco, Milão
Fotos: Luciana Chagas
Posted by Picasa

domingo, 25 de outubro de 2009

Maiólica Italiana do século 16

16th-Century italian Majolica
Prato com "Apolo e Dafne"
Piatto con "Appolo e Dafne"
Maiólica - 1525/1535 circa
Urbino, Nicola da Urbino (atribuído a)

Taça com "A embriaguez de Noé"
Coppa con "L'ebbrezza di Noè"
Maiólica - 1545
Pesaro ou Urbino

Tondino com "Apolo e Dafne"
Maiólica - 1525/1535 circa
Urbino


Prato com "A morte de Aquiles"
Piatto con "Morte di Achille"
Maiólica - 1525/1535 circa
Urbino, Nicola da Urbino



Taça com "O Carro de Vênus"
Copa con "Il carro di Venere"
Maiólica - 1544
Pesaro


Estas Maiólicas pertencem ao acervo do Castelo Sforzesco, Milão
Fotos Luciana Chagas

Maiólica de Urbino do século 16

16th-Century italian Majolica
Travessa em forma de tartaruga
Coperchio a forma di tartaruga
Maiólica - 1565/1575 circa
Urbino, bottega de Orazio ou Flaminio Fontana
Modelo de Santuário
Modello di Santuario
Maiólica - Final do séc. 16, inicio do séc. 17
Urbino
Lavatório triaxial com divindade marinha
Rinfrescatoio trilobato con divinita' marine
Maiólica - 1550/1575 circa
Urbino, bottega de Guido Durantino ou de Orazio Fontana
Prato com "Hércules lutando contra a Hidra"
Piatto con "Ercole che lotta contro l'idra"
Maiólica - 1525/1535 circa
Nicola da Urbino

Prato com "Adão e Eva a trabalhar"
Tondino con "Adamo ed Eva al lavoro"
Maiólica - 1525 circa
Nicola da Urbino

Estas maiólicas pertencem ao acervo do Castelo Sforzesco, Milão.
Fotos: Luciana Chagas

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cerâmica na Arte Contemporânea (4)


“American Breakfast” é uma peça que aproveita as possibilidades da porcelana conformada em moldes, técnica industrial que permite a reprodução de objetos. A artista usa uma moldagem de uma caixa de ovos, igual às que vemos nos supermercados e nas nossas casas, só que de porcelana. E dentro dela, no lugar dos ovos, granadas também de porcelana.

Essa obra tem algo de monstruoso, pois, ao fazer essa associação literal de granadas com ovos, nos traz a idéia da semente do mal. O ovo, como forma primordial, ou início de todas as coisas, traz consigo toda uma potencialidade de vida. Há aí uma similaridade morfológica com as granadas. Nesse caso, os ovos encerram o perigo e a violência, como os ovos dos filmes da série “Alien”. O ovo associado ao alimento, como o título descreve, sugere algo próximo da nossa vida cotidiana. Algo prosaico, que temos todos os dias e que não nos damos conta. Ao dar uma nacionalidade para essa coisa toda (American Breakfast), a artista fecha o encadeamento de significados. Todos sabem o papel que os Estados Unidos possuem no cenário da política internacional.

Ao criar essa obra, a artista leva a responsabilidade para a casa de cada cidadão, que, laconicamente toma seu desjejum enquanto pessoas estão morrendo por conta da política externa de seu país. Logicamente a peça data da era Bush.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cerâmica na Arte Contemporânea (3)
























Scott Chat enever: Infecção (na segurança da cozinha da minha infância)

Essa obra é um relevo de cerâmica esmaltada. Aqui o autor reproduz um padrão de ladrilhos ou azulejos de parede, como o próprio título já adianta, da cozinha (de sua infância). Porém, a harmonia da repetição dos padrões é quebrada pela inserção de uma textura orgânica cheia de erupções: é a “infecção” do título.

A infecção que ocorreu no ambiente seguro que era a cozinha de sua infância tem algo do paraíso perdido, aquele que todos buscamos, sabendo que nunca mais o teremos de volta.

Scott Ch atenever é um artista americano, que vive e trabalha em Santa Barbara, California. Trabalha a partir da observação direta de organismos da natureza, animais ou vegetais.