AddThis

Share |

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cerâmica na Arte Contemporânea (4)


“American Breakfast” é uma peça que aproveita as possibilidades da porcelana conformada em moldes, técnica industrial que permite a reprodução de objetos. A artista usa uma moldagem de uma caixa de ovos, igual às que vemos nos supermercados e nas nossas casas, só que de porcelana. E dentro dela, no lugar dos ovos, granadas também de porcelana.

Essa obra tem algo de monstruoso, pois, ao fazer essa associação literal de granadas com ovos, nos traz a idéia da semente do mal. O ovo, como forma primordial, ou início de todas as coisas, traz consigo toda uma potencialidade de vida. Há aí uma similaridade morfológica com as granadas. Nesse caso, os ovos encerram o perigo e a violência, como os ovos dos filmes da série “Alien”. O ovo associado ao alimento, como o título descreve, sugere algo próximo da nossa vida cotidiana. Algo prosaico, que temos todos os dias e que não nos damos conta. Ao dar uma nacionalidade para essa coisa toda (American Breakfast), a artista fecha o encadeamento de significados. Todos sabem o papel que os Estados Unidos possuem no cenário da política internacional.

Ao criar essa obra, a artista leva a responsabilidade para a casa de cada cidadão, que, laconicamente toma seu desjejum enquanto pessoas estão morrendo por conta da política externa de seu país. Logicamente a peça data da era Bush.

Nenhum comentário: