AddThis

Share |

sexta-feira, 20 de março de 2009

Lâmpadas / Lamparinas Cerâmica

As lâmpadas ou lamparinas eram feitas na antiguidade desde antes da Idade do Bronze. Feitas com materiais diversos, como terracota, metal, pedra ou vidro, eram usadas nos lares, nos estabelecimentos comerciais, prédios públicos como templos e termas (casas de banho). Eram carregadas em procissões, dedicadas a santuários, ou colocadas em tumbas.
Estas lâmpadas aqui são gregas e romanas, de épocas variadas (1600 a.C ao século 5 d.C)































Todas estas lâmpadas pertencem ao acervo do British Museum, Londres















Ao lado, um aspecto do processo de queima das lâmpadas, num forno de cerâmica do século 1 d.C. em Weisenau.
Fotos: Luciana Chagas

Um comentário:

manuel cardoso disse...

Boa tarde! Diz acima que "Ao lado, um aspecto do processo de queima das lâmpadas, num forno de cerâmica do século 1 d.C. em Weisenau." mas não aparece nada "ao lado" no meu monitor... em todo o caso, este post está muito elucidativo e foi importante para ter chegado aqui na pesquisa que estou a fazer.
A razão do meu comment é um pedido de informação: por acaso me sabe dizer quais os centros da Península Ibérica em que nos séculos V, VI e VII se produzissem cerâmicas finas e, especialmente, lâmpadas de azeite (lamparinas de azeite, lamparinas de cerâmica, lanternas de barro, como lhe queira chamar!), especialmente na metade Norte da Península? Obrigado!