AddThis

Share |

terça-feira, 3 de março de 2009

La Danse, de Carpeaux: Bozetto em Terracota


Você já ouviu falar na Ópera de Paris?

Pois então, este lindo grupo escultórico, "La Danse",que representa a alegoria da dança e ladeia a entrada principal, foi esculpido por Jean-Baptiste Carpeaux em 1868-69.

Segundo Rosalind Krauss, em seu ensaio "Tempo narrativo: a questão da Porta do Inferno", esse grupo tem algo visto nas "Três Graças" de Canova, ou outras esculturas classicistas: a possibilidade de apreensão da figura humana em suas várias vistas a partir de um único ponto de observação. As três ninfas que ladeiam o gênio da dança, representado pela figura masculina central, aparecem em diferentes posições: de frente, de lado, de costas, criando uma composição equilibrada no plano bidimensional.

Eu gostaria de mostrar alguns aspectos do processo de criação desta obra que eu descobri quando estive por lá, que têm a ver com cerâmica (senão não seriam publicados aqui) e que eu faço questão de mostrar:


1: A primeira etapa do processo são os estudos preliminares, nos quais o artista define a composição da obra. Acima vemos um Bozetto, esboço em argila. Note que os detalhes não são definidos mas percebemos o movimento e a expressão corporal das figuras do grupo.


À esquerda, eu fotografei a parte de trás do bozetto para mostrar que está ocado e que foi queimado!
2.: Definido e aprovado o esboço, o artista parte para a modelagem da maquete, que será fundida em gesso (chamammos gesso original) e que vai ser ampliada no tamanho final e entalhada em pedra.
Esta maquete que vemos à esquerda tem aproximadamente 1 metro de altura.


Veja o tamanho final da Dança de Carpeaux, em exposição permanente no Museu D'Orsay, em Paris.
O bozetto e o gesso também pertencem ao acervo do mesmo museu.
Fotos: Luciana Chagas
(menos a da fachada da ópera, que eu peguei no Flickr...)

Um comentário:

Elcio Rodrigues disse...

Luciana este seu blog esta fantastico.
Devo confessar q andei copiando informaçoes suas e jogado em uma pasta especifica q acabei de criar.

Ah q inveja n poder ter mais aulas c vc.

Enfim, tenho um blog tb. Apenas um hobby.

http://www.instantes.blogger.com.br