AddThis

Share |

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cerâmica Erótica da Antiguidade

Muito delicada esta pequena peça, reproduzindo uma cena de sexo. À esquerda, o molde(negativo) e à direita, o relevo em argila que se pode reproduzir em grande quantidade.
Essa peça eu vi no Museu Pergamon, em Berlim. Acredita que eu não tomei nota da referência? Fiquei tão interessada na peça que agora não sei se é mesmo da Mesopotâmia. Deve ser, pois estava ao lado dessa outra abaixo:



É um carimbo para argila em forma de cilindro. O cilindro é entalhado em pedra (uma pedra azul) em negativo, e reproduz uma barra de relevos. É muito pequeno: aproximadamente 3 cm tem o cilindro.

Pergamonmuseum - Staatlichen Museen zu Berlin, Berlim, Alemanha.
Fotos: Luciana Chagas
História da Cerâmica

2 comentários:

laura nehr disse...

Parabéns, Luciana, o blog está bárbaro!
Vou aprender muito com ele !!!!!!
Eu deixo alguns posts "guardados" e coloco aos poucos, então o próximo da lista seria um esboço em argila da Beata Ludovica e um desenho do Bernini, justamente do anjo com coroa de espinhos, olha a coincidência !!!!!!!!! srsrrsr

Tatiana Maria disse...

Olá Luciana! Parabéns pela iniciativa! Que bom que pessoas como você (e a Laura Nehr) contribuem com a cultura, difundindo conhecimento. Arte é produção de conhecimento. Adorei o blog, está muito didático, objetivo e muito interessante! Parabéns!